A Vida De |ZeDaNav|

terça-feira, julho 05, 2005

O Vidro Do Metro

Uma das coisas mais apreciadas pelos utilizadores do Metropolitano de Lisboa são os seus vidros. Quem ainda não reparou nesse pormenor? ZeDaNav já reparou e tem a dizer que ZedaNav aprova. Para quem nunca reparou, os vidros são extremamente úteis naquilo que os portugueses fazem melhor : olhar para os outros...

No Metro não só controlamos todos aqueles que estão no nosso campo directo de visão, mas também todos aqueles que estão numa posição em que nos é permitido observá-los através do reflexo do vidro. ZeDaNav já reparou muitas vezes em pessoas a olharem para as janelas no Metro mas também reparou que não se vê nada lá para fora. O facto de não haver luminosidade do lado de fora faz com que as janelas reflictam o que se passa no interior, portanto quem está a olhar para a janela ou está absorto nos seus pensamentos ou está a ver o que se passa à sua volta.

ZeDaNav pensou que poderia estar a ser injusto com as pessoas, que elas pudessem mesmo estar num estado de introspecção que não se dessem conta das suas acções. Mas ZeDaNav acha que quem está em introspecção não deixa de olhar para a janela à sua direita, olha para as pessoas à sua frente e depois fica a olhar para a janela à sua esquerda. Esta pessoa está claramente a controlar o ambiente à sua volta.

ZeDaNav também já notou que apesar dos enormes problemas dos portugueses com a Matemática, estes não aparentam ter nenhum com a Geometria, visto que sempre que um membro do sexo oposto que chame mais ou menos a atenção se encontra presente, todos os ângulos de visão, directos ou indirectos, estão todos ocupados.

É por causa de pequenos detalhes destes que o Metro tem a afluência que tem. Não tem nada a ver com a rapidez, o conforto e a frequência do mesmo. ZeDaNav acha que no dia em que os os vidros do metro deixarem de reflectir o interior as pessoas vão deixar de andar de metro. O português gosta de controlar os que estão em seu redor mas tem medo do contacto directo olhos nos olhos. E o Metro é o local perfeito para isso.


PS : ZeDaNav quer também dizer que tomou nota do segundo propósito dos vidros dos metros que é o de servir de espelho para as pessoas se arranjarem, mas isto será assunto para outro "post" chamado "A Atracção Das Pessoas Pelos Espelhos E Afins".

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home