A Vida De |ZeDaNav|

segunda-feira, julho 04, 2005

A Sabedoria Popular

Perante o uso constante do Povo Português de expressões e ditados populares, ZeDaNav achou por bem dissertar acerca do mesmo :

Como é possível que o Povo se governe se as suas próprias expressões acabam por ser contraditórias? Vejamos os seguintes exemplos :

À terceira é de vez - que significa que mesmo não se tendo conseguido nas duas primeiras, na terceira vai-se conseguir de certeza.
Não há duas sem três - que ZeDaNav interpreta como o que aconteceu duas vezes vai acontecer uma terceira vez.

Quem espera sempre alcança.
Quem espera desespera.

Decidam-se... Afinal esperar é bom ou mau? Vamos conseguir à terceira tentativa ou vamos ter o mesmo resultado?


Ainda por cima há aquelas expressões que ZeDaNav admite como ambíguas e que podem ser úteis quer seja para se dizer bem ou mal :

Se estiver alguém a dizer mal de outra pessoa e do seu sucesso podem sempre dizer - Mais vale cair em graça do que tê-la... - o que também pode ser aplicado quando alguém diz bem de outra pessoa e do seu sucesso. Esta frase é uma vencedora para ZeDaNav, funciona quer no bom quer no mau sentido...

Em Roma sê como os Romanos - é outra frase que se pode utilizar em ambos os sentidos, quer para o bom sentido quer para o mau. Vejamos as seguintes situaçõs :

O Clube dos Mais de 100 quilos vai almoçar ao Tromba Rija e começam a comer que nem uns animais. Apesar de ZeDaNav não comer daquela maneira e de ZeDaNav achar aquilo obsceno, se ZeDaNav fizer o mesmo poderá sempre dizer aquilo dos Romanos que minimiza e desculpa o comportamento animalesco de ZeDaNav.

No entanto, sempre que ZeDaNav for a um sítio mais formal e em que por algum acaso da sorte consiga não destoar da maioria dos convivas e alguém repare nesse comportamento formidável também poderá utilizar a mesma expressão para engrandeceres a sua capacidade adaptativa...


Mas o que mais preocupa ZeDaNav são aqueles que utilizam expressões supostamentes populares mas que são claramente inventadas para darem ares de conhedores. O que se passa com a malta que inventa expressões populares? Nunca ouviram aquelas expressões que apenas uma pessoa diz, mas que no entanto diz como se fosse a expressão mais utilizada em Portugal logo a seguir ao "Foda-se, Caralho!" ? Quem nunca ouviu dizer "Deves andar à procura do homem das calças pardas..." que levante já o braço. O que é que isto quer dizer? O ZeDaNav conhece o inventor e mas vai deixá-lo no anonimato.
E que tal as pessoas que modificam ou misturam expressões populares? Quem ainda não ouviu "Em Lisboa sê como os lisboetas..."?
ZeDaNav acha que as expressões populares deviam ou ser regulamentadas e ensinadas no ensino básico para um uso conveniente ou então abolidas. No caso de serem regulamentadas, ZeDaNav defende a criação de uma força de segurança das expressões populares que faça aplicar a lei no caso de existirem prevaricadores.
No caso de serem abolidas, ZeDaNav já está a imaginar muitos velhinhos e velhinhas a irem para o exílio como Napoleão só para poderem utilizar as suas expressões livremente.

Mas não se confundam... ZeDaNav é a favor da liberdade DE expressão... Só não é a favor da liberdade DAS expressões...

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home